6 de outubro de 2015

Ajustanto os últimos detalhes do Edital de Projetos para mobilidade urbana

Post-12---ajustanto-os-últimos-detalhes---edital-de-projetos

O Edital de Projetos divulgado no último dia 21/09 ganhou corpo, estamos ajustando os últimos detalhes para o lançamento que ocorrerá em breve.

Será um edital para seleção, financiamento e internalização de projetos de tecnologia da informação e comunicação, com foco em gestão pública e mobilidade, a serem desenvolvidos no MobiLab.

O Edital se destina a microempreendedores individuais ou micro, pequenas e médias empresas, que deverão priorizar o desenvolvimento em código aberto.

Confira a atualização da lista dos projetos:

Nome do projeto proposto Descrição
Automação back office – infrações e multas Projeto e desenvolvimento de software para automação das tarefas de back office do sistema de processamento de infrações/multas, da comissão de infrações/multas e  notificação das infrações e multas para as empresas contratadas pela concessão e permissão do sistema de transporte sobre pneus da Cidade de São Paulo
Automação do processo de  vistoria e inspeção Projeto e desenvolvimento de software de automação das tarefas do processo de vistoria e inspeção realizados nos veículos que servem o sistema de transporte público sobre pneus (realizada nas garagens) bem como dos taxis operando na cidade de São Paulo.
Atendimento à pessoa com deficiência Essa ferramenta servirá para o usuário cadastrar seu pedido no ATENDE ou em Taxi acessível de maneira eletrônica através do computador ou do celular. A partir do cadastramento do usuário o sistema deve definir a rota e verificar a disponibilidade do serviço. Além disso o sistema deve otimizar as rotas permitindo o compartilhamento de viagens sempre que possível.
Contagem volumétrica em ciclovia Desenvolvimento de software para contagem de ciclistas em ciclovias utilizando tecnologia de vídeo detecção, a partir de imagens disponibilizadas por equipamentos.
Deverá ser possível contar ciclistas nas ciclovias sob diversas condições climáticas e de luminosidade, com intervalo de confiança de 90%, erro máximo de 15%, em diferentes intensidades de tráfego.
Planejamento participativo do trânsito e do transporte Desenvolvimento de ferramenta que permita a realização de votação e priorização em mapas, com vistas à utilização pela gestão e pelos cidadãos para participação social em mudanças viárias e no planejamento do transporte público e do transporte não motorizado. A ferramente precisa ter um módulo que permita a “gamificação” que possibilite a interação dos participantes e a articulação dos atores na tomada de decisão.
Pesquisa Oogem/Destino de carga Realização de matriz de origem-destino para a carga e sua análise a partir de dados da pesquisa amostral de origem e destino de cargas realizada pela CET. Os dados devem ser apresentados de forma dinâmica em uma página web permitindo a decomposição por áreas definidas pelo usuário.
Business Intelligencede Mobilidade/ Sistema de monitoramento de transporte coletivo privado Projeto e desenvolvimento de ferramenta de BI (Business Intelligence) considerando as informações de análise da velocidade, tráfego por período, posicionamento, matriz de origem/destino, permissão de autorização e categorização por tipo de veículo na cidade de São Paulo, utilizando os dados dos radares.
Projeto e desenvolvimento de sistema centralizado de operação de semáforos de tempo fixo Solução para permitir a comunicação da central com as redes de semáforos de tempo fixo, utilizando GPRS, para comandar planos horários e receber alarmes de falhas. A solução ainda inclui a criação de interface gráfica, georreferenciada, para cadastramento e gestão das redes de semáforos de tempo fixo.”
Rotas para cargas super-dimensionadas Projeto e desenvolvimento de sistema georreferenciado de cadastro e gestão de rotas para cargas super-dimensionadas que circulam no município, para suporte à liberação, acompanhamento e fiscalização destas atividades.
Business Intelligence de ocorrências de trânsito e atividades de campo Projeto e desenvolvimento de solução de BI (Business Intelligence), utilizando ferramentas e metodologia definidas pela SMT, para prover informações sobre registro de ocorrências de trânsito e atividades de campo executadas por agentes da CET. Esta solução deverá ser aderente e integrada ao atual modelo em operação na SMT.
Aplicativo móvel para registrar reclamações de usuários Desenvolvimento de aplicativo móvel para o registro de solicitação, reclamação ou sugestão dos usuários e a consulta de informações da SMT. Automatização do processo de comunicação com as empresas concessionárias e processamento de relatórios para as áreas internas da empresa.

*SMT: Secretaria Municipal de Transportes; SPTrans: São Paulo Transporte S/A; CET: Companhia de Engenharia de Tráfego.