12 de setembro de 2016

Saiba como solicitar o Cartão de Estacionamento para Idoso e Pessoa com Deficiência

14248088_1140968142615458_1618487463_o

Na última sexta-feira (09), apresentamos o aplicativo Parknet que disponibilizará a localização das mais de três mil vagas reservadas a pessoas com deficiência e idosos da cidade. Mas você sabe como solicitar o Cartão de Estacionamento para utilizar estas vagas?

Vagas públicas de Estacionamento para Idosos

14329279_1144387375606868_876787112_oMunícipes com idade igual ou superior a 60 anos que sejam condutores ou passageiros de veículos automotores têm direito a estacionar em vagas reservadas em estacionamentos e áreas de Zona Azul por toda a cidade. Para receber o Cartão de Estacionamento para Idoso, obrigatório para utilização dessas vagas, o cidadão precisa solicitar junto à Prefeitura de São Paulo a autorização especial.

O requerimento é feito dentro do SUAE – Sistema Unificado de Autorizações Especiais, no qual o usuário deve realizar um cadastro e preencher o formulário “Solicitar Novo Requerimento de Idoso”.

Com a solicitação preenchida, o cidadão deve imprimir e assinar o documento, encaminhando-o para o DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) junto com a cópia simples de um documento de identidade oficial que conste o número do CPF (RG e CNH, por exemplo). Se o documento de identidade não contiver o número do CPF, é preciso apresentar a cópia do mesmo. Além disso, é solicitada a cópia simples do comprovante de residência no município de São Paulo, que deve estar no nome do requerente e com emissão de, no máximo, um mês antes do pedido. Para os casos de representante legal, também será solicitado o documento de identidade oficial, com CPF, do representante e a Procuração ou Curatela.

Toda a documentação pode ser enviada por Correio (Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970) ou pode ser entregue pessoalmente no DSV (Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros). Neste caso, o munícipe tem até 15 dias, após a solicitação no SUAE, para realizar a entrega dos documentos.

Mais informações sobre o Cartão de Estacionamento para Idoso podem ser obtidas no site da Secretaria Municipal de Transportes.

Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência – Defis

14340011_1144387378940201_452790098_o

É uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública e zona azul, em vagas especiais — demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso –, para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese, temporária ou permanente, com deficiência visual ou com dificuldade de locomoção.

O Departamento de Operação do Sistema Viário – DSV emite o Cartão DeFis para as pessoas que residem no Município de São Paulo e que tenham:

– deficiência física ambulatória no(s) membro(s) inferior(es) ou;
– deficiência física ambulatória autônoma decorrente de incapacidade mental; (quando a pessoa com deficiência não pode assinar, há a necessidade de apresentação de documento de representação legal como Tutela ou Curatela) ou;
– mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento ambulatório, inclusive as com deficiência de ambulação – temporária – mediante solicitação médica ou;
– deficiência visual ou dificuldade de locomoção.

Para solicitar o Cartão é preciso imprimir através do link o requerimento, preencher com letra de forma e assinar da mesma forma que no documento de identidade que será apresentado, indicando que é uma solicitação inicial ou de renovação; Anexar documentação exigida ao formulário; e enviar por Correio (Caixa Postal 11.400 – CEP 05422-970) ou entregar pessoalmente no DSV (Rua Sumidouro, 740 – Pinheiros)