9 de agosto de 2017

MobiLab premia startups inovadoras de mobilidade urbana

01

O evento de inovação em mobilidade mais esperado do ano – Demo Day MobiLab – destacou soluções das startups Scipopulis (vencedora) e Woole (destaque), ganhadoras de viagens à China e São Francisco, respectivamente. O Demo Day teve apoio da 99, Airbnb e Serasa Experian.

Na última sexta (4/8) promovemos a apresentação das startups de programa Residência MobiLab a investidores, aceleradoras e agentes do ecossistema de inovação. O evento recebeu cerca de 160 participantes presenciais e mais de 3 mil pessoas puderam acompanhar tudo pela página do facebook do MobiLab.

Acesse todas as fotos do Demo Day MobiLab aqui.

Participaram do Demo Day MobiLab as startups ClickFretado, Logbee, SafeTruck, Scipopulis e Woole, que utilizaram o apoio técnico da Prefeitura de São Paulo, o espaço de coworking e mentorias do MobiLab para o desenvolvimento de suas soluções em mobilidade urbana.

A Scipopulis, focada em cidades inteligentes, foi a grande vencedora e recebeu uma viagem a China, que inclui visita técnica à startup de mobilidade Didi Chuxing e participação no Fórum Brasil-China Challenge, que acontece no início de setembro. O prêmio foi oferecido pela 99. Além de levar um maravilhoso trófeu feito pelo Fab Lab Livre SP, em impressora 3D e a laser.

Ciro Biderman (Fundador do MobiLab) e Roberto Speicys (Scipopulis). Foto: Kamila Camilo

O primeiro lugar da Scipopulis também contempla um mês de residência para até 4 pessoas oferecido pela Serasa Experian, em seu DataLab, quando terá a oportunidade de ter acesso, por exemplo, a mais de 20 mil dados diversos que podem ser usados no aperfeiçoamento de seus projetos.

O prêmio Startup Destaque ficou com a Woole, aplicativo cujo propósito é facilitar o uso de bicicleta como meio de transporte na cidade. O app conta com um sistema de navegação para ciclistas com opções de rotas rápidas, seguras, ou planas além de bicicletários e oficinas. Como premiação, uma viagem patrocinada pela Airbnb a São Francisco (EUA) para participar da Conferência TechCrunch, considerado o maior evento de startups do mundo.

André Arcas (Woole) Foto: Kamila Camilo

“Os finalistas honraram esse espaço, apresentaram soluções que já têm contribuído para a melhoria da mobilidade urbana. Dinâmicas como esta estimulam a visão arrojada para inovar em escala na cidade”, destaca o secretário de Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, presente no evento.

04a

Aline Cardoso (secretária de Trabalho e Empreendedorismo); Daniel Annenberg (secretário de Inovação e Tecnologia); e Sérgio Avelleda (secretário de Mobilidade e Transportes).

Para Daniel Annenberg, secretário de Inovação e Tecnologia, o Demo Day MobiLab vai ao encontro da filosofia da nova gestão, que é inserir São Paulo entre os dez principais hubs de startups do mundo. “Eventos como o Demo Day permitem a inserção da Prefeitura neste ecossistema e fazem com que a sociedade inove e renove sua relação com a cidade”.

[FOTO DANIEL]

Sobre as soluções apresentadas

Logbee: plataforma de logística urbana, focada em entregas na grande São Paulo

SafeTruck: sistema de prevenção de acidentes viários que auxilia o motorista durante a condução, reduzindo a possibilidade de acidentes

Scipopulis: desenvolvimento de algoritmos e ferramentas de visualização de dados para ajudar cidadãos, gestores e operadores de transporte público

Woole: aplicativo colaborativo para ciclistas que calcula rotas personalizadas e mapeia locais de interesse

ClickFretado: plataforma online que centraliza todas as excursões em uma única página de busca para facilitar a organização de vans e ônibus fretados para eventos.

05