Os Meetups são encontros onde é possível dialogar com o ecossistema de inovação, abrindo espaço para que atores interajam entre si e criem soluções em prol da cidade de São Paulo. Os encontros acontecem toda última terça-feira do mês aqui no espaço do mobilab+ e abordam temas do universo de inovação.

Adoraríamos poder contar com a sua participação e colaborar juntos para uma cidade de São Paulo mais inteligente, humana e inovadora. Vale lembrar, que para participar é necessário se inscrever na plataforma Meetup. 

É possível acompanhar e participar dos nossos Meetups por meio do link abaixo. 

Resumo dos Meetups

Nesse espaço você pode ficar sabendo o que rolou nos nossos encontros e saber quais serão os próximos.

Meetup #01 - 27/06/19

  

 

O nosso primeiro Meetup marcou o lançamento do mobilab+. O evento contou com a presença de inúmeros stakeholders e parceiros que acompanharam o Mobilab ao longo dos últimos anos. A primeira parte do evento contou com um agradável café junino, onde diversos atores interagiram entre si e trocaram experiências. Logo depois, houve a fala do prefeito Bruno Covas, do presidente da Prodam Daniel Glaessel Ramalho e do secretário municipal de inovação e tecnologia Daniel Annenberg. Em seguida, o coordenador do mobilab+ Fernando do Amaral Nogueira apresentou a iniciativa e explicou como o laboratório é dividido. Por fim, a equipe do mobilab+ propôs uma dinâmica colaborativa do plano de atuação, onde os participantes poderiam escolher um eixo de atuação para compartilhar ideias e entender melhor sobre a nova fase do laboratório.

Meetup #02 - 30/07/19

Em nosso segundo meetup, apresentamos as novidades do programa de residência e hospedagem do mobilab+, colhemos sugestões e tiramos eventuais dúvidas dos participantes. Neste programa, + de 20 startups e várias organizações sociais já passaram por aqui, aproveitando nosso espaço físico, estrutura e mentoria para desenvolver suas atividades. Até o momento, o foco foi sempre em transporte e mobilidade. Agora, queremos explorar novos temas e novos formatos de apoio.  O Evento contou com um breve networking + pizza, seguido da fala do coordenador do Mobilab+ e uma dinâmica de mão na massa, onde os participantes puderam contribuir com sugestões para os programas.

Meetup #03 - 27/08/19

 

O MeetUp #03 teve como tema o lançamento do PitchSampa 2.0, o programa que permite a colaboração na solução de problemas reais da cidade de São Paulo. Durante o evento, o objetivo do programa foi explicado pelo Felipe Maruyama e depois houve uma oficina em que os participantes puderam compartilhar suas expectativas para o PitchSampa. 

Meetup #04 - 01/10/19

 

O MeetUp #04 teve como tema “Dados de Radar: mobilidade + inteligente” e apresentou uma amostra da base de dados de radar da cidade de São Paulo, seguida de uma discussão a partir de uma dinâmica com os participantes do evento, sobre as possibilidades de uso desta base de dados para melhoria das políticas de mobilidade da cidade de São Paulo. Dentre os temas discutidos destacam-se: clima e trânsito, prevenção de acidentes, privacidade e abertura de dados, e a relação entre desenho urbano e velocidade média de veículos. O evento contou com mais de 70 participantes, dentre eles servidores públicos, pesquisadores e empresas vinculadas à questões de mobilidade e transporte.

Realização: Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Mobilidade e Transporte e Secretaria de Inovação e Tecnologia, bem como seus órgãos vinculados: CET, SPTrans, Mobilab+ e Prodam

Parceiros: Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e Banco Mundial
Apoio: Vital Strategies

Meetup #05 - 29/10/19

Tira dúvidas “Radartona – dados de radares” – MeetUp #05

No meetup#05 tiramos dúvidas sobre o concurso de projetos Mobiliza+SP: dados de radares: dados de radares, contextualizando a iniciativa e suas duas modalidades de participação, API e Desafios, além de mais informações sobre a Radartona, primeira fase do concurso, a ser realizada nos dias 8 a 10 de novembro. 

O encontro também contou com a presença da professora Mariana Giannotti, do laboratório de geoprocessamento,o lab-geo, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo que realizou uma apresentação sobre o potencial dos dados de radar para a pesquisa científica e que podem subsidiar a melhoria de políticas públicas através de evidências. Por fim, tivemos uma sessão de tira-dúvidas na qual os participantes apresentaram questões sobre os concursos e editais. O evento contou com a presença de servidores públicos, pesquisadores e empresas vinculadas à questões de mobilidade e transporte. 

Não conseguiu participar do evento? Você poderá conferir a transmissão no link a seguir https://www.facebook.com/MobiLabSP/videos/2521000204687935/

Realização: Prefeitura de São Paulo, por meio de sua Secretaria de Mobilidade e Transporte e Secretaria de Inovação e Tecnologia, bem como seus órgãos vinculados: CET, SPTrans, Mobilab+ e Prodam

Parceiros: Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito e Banco Mundial

Apoio: Vital Strategies