O Concurso de Projetos visa o desenvolvimento de sistemas para melhoria da gestão das políticas públicas de inovação. Para isso, foi concebido no Mobilab+ um formato jurídico-institucional único para viabilizar a mudança do paradigma de compras públicas de tecnologia. O Concurso de Projetos, um concurso público seguindo a Lei de Licitações (8.666), convoca pessoas físicas e jurídicas de até médio porte a apresentar propostas para projetos desenhados de acordo com a demanda. Dessa forma, são criados projetos que refletem as demandas internas, e não a tecnologia existente no mercado.

 A modalidade de concurso público (prevista na Lei 8.666) como meio para contratação do desenvolvimento de soluções em TI consolidou uma nova maneira de se contratar no setor público, em contraponto à tradicional forma de licitação/concorrência pública.

São vantagens desta modalidade: o valor pré-fixado da contratação do desenvolvimento (que é o prêmio estipulado pelo concurso, a ser oferecido à proposta vencedora); a possibilidade de contratação de startups, que no modelo tradicional não teriam chances de concorrer com grandes empresas, a vantagem de se receber uma solução 100% desenhada e desenvolvida para a demanda proposta, com a participação permanente dos servidores que utilizarão a solução e dos técnicos da área de TI que farão a sustentação da mesma, durante todo o processo de desenvolvimento, entre outras.

Documentação completa

Estão abertas as inscrições para o “Concurso de projetos MOBILIZA+SP: Dados de Radares”. Seu objetivo é promover o desenvolvimento de uma solução para permitir acesso à base de dados dos equipamentos de fiscalização eletrônica por meio de duas modalidades:

A modalidade “Solução API” tem por objeto o desenvolvimento de propostas que melhor solucione o seguinte desafio: “Como organizar os dados obtidos através de equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito, no município de São Paulo, e disponibilizá-los para utilização pela Administração Pública e pela comunidade em geral?”
Nessa modalidade, poderão se inscrever microempreendedores individuais e empresas brasileiras enquadradas como microempresas ou empresas de pequeno porte, em equipes de 2 a 5 participantes.

A modalidade “Desafios” propõe o desenvolvimento e apresentação de soluções exploratórias de tecnologia da informação e comunicação que respondam à seguinte provocação: “Como podemos usar de forma inovadora a amostra da base de dados de radar de São Paulo de forma a melhorar sua utilidade e demonstrar potenciais de usos e análises para uma mobilidade mais inteligente e segura?” 
Nesta modalidade, poderão se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos individualmente ou equipes de 2 a 5 participantes.

Esta é uma iniciativa da Prefeitura de SP, por meio das Secretarias de Mobilidade e Transporte e Inovação e Tecnologia, do Mobilab+, da Prodam, da CET, da SPTrans e tem como parceiros a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global e o Banco Mundial. Apoio: Vital Strategies.

Para inscrições, edital e mais informações, clique aqui.

Projetos contratados

Selecionamos, contratamos e desenvolvemos 4 projetos no ano de 2016.

P01 - Automação back office - infrações e multas

Projeto e desenvolvimento de software para automação das tarefas de back office do sistema de processamento de infrações/multas, da comissão de infrações/multas, e notificação eletrônica das infrações e multas, para as empresas contratadas pela concessão e permissão, operadoras do sistema de transporte sobre pneus da Cidade de São Paulo, por meio de plataforma web.

Termos de referência: clique aqui

P02 - Automação do processo de vistoria e inspeção

Projeto e desenvolvimento de software de automação das tarefas de back office do processo de vistoria e inspeção, realizados nos veículos que servem o sistema de transporte público sobre pneus (realizada nas garagens). O desenvolvedor deve garantir a integração do front end ,desenvolvido pela SPTrans em parceria com Universidades, com o back office.

Termos de referência: clique aqui

P08 - Pesquisa OD de Cargas

Realização de matriz de origem-destino de veículos de carga e sua análise, a partir de dados da pesquisa amostral de origem e destino de cargas, que está sendo realizada pela CET. Os dados devem ser visualizados de forma dinâmica em mapas, em uma página web, permitindo a decomposição por áreas definidas pelo usuário.

Termos de referência: clique aqui

P11 - Central de operação de semáforos de tempo fixo

Solução para permitir a comunicação da central com as redes de semáforos de tempo fixo, utilizando GPRS, para comandar planos, horários e receber alarmes de falhas. A solução inclui ainda a criação de interface gráfica, georreferenciada, para cadastramento e gestão das redes de semáforos de tempo fixo.

Termos de referência: clique aqui

Guia do Concurso de Projetos - CopiCola

O CopiCola é uma iniciativa da Secretaria de Inovação e Tecnologia que promove a gestão do conhecimento de práticas inovadoras de mais de 114 mil servidores públicos da cidade de São Paulo.

Junto com o CopiCola, fizemos um guia do Concurso de Projetos do Mobilab+, com o objetivo de difundir e multiplicar a forma de organização do concurso para além da administração pública.

Quer saber mais? Clique aqui na imagem ao lado para conhecer o site, onde também é possível fazer o download do Guia do Concurso de Projetos.