Laboratório de Inovação em Mobilidade

Prefeitura de São Paulo
O que é o MobiLab?
O Laboratório de Inovação em Mobilidade da Prefeitura de São Paulo é uma nova forma de relacionamento da administração pública com a área de tecnologia da informação. A ideia de sua criação derivou da necessidade de aprimorar a transparência na gestão pública, incentivando a utilização dos dados brutos produzidos pelas duas agências da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego S/A) e a SPTrans (São Paulo Transporte S/A).
Ponto de partida

Em junho de 2013 o Brasil foi notícia em todo o mundo por causa dos protestos que tomaram conta do país, e que foram inicialmente motivados pelo aumento das tarifas de ônibus na cidade de São Paulo. A Prefeitura de São Paulo respondeu prontamente aos protestos, através de várias ações, entre elas a abertura de dados do transporte coletivo, dando transparência à gestão do sistema de transportes por ônibus.

Como o volume de dados do sistema de transportes por ônibus é de mais de 30 milhões de registros por dia, fez-se imprescindível o uso de tecnologia da informação para a sua disponibilização à população. Assim, em setembro de 2013, logo antes da primeira Hackatona (maratona de programação) promovida pela SPTrans, foi disponibilizada por meio de uma api (application programming Interface) a localização geográfica, em tempo real, dos 15 mil ônibus da cidade, atualizada a cada 40 segundos. São Paulo foi uma das primeiras cidades no mundo a abrir os dados de localização dos ônibus.

Durante a Hackatona startups e desenvolvedores usaram estes e outros dados para desenvolver ferramentas inovadoras para os usuários do sistema de ônibus municipal. Logo após a Hackatona surgiram dezenas de aplicativos que fornecem informações em tempo real sobre o transporte e o trânsito, permitindo que o usuário finalmente conheça as condições de mobilidade na cidade. A segunda Hackatona foi organizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em março de 2014, com a abertura de dados sobre o trânsito, com o mesmo mote de fomento à geração de ferramentas inovadoras para a população.

Com o sucesso destas experiências visualizou-se uma elevada qualidade nas soluções apresentadas, evidenciando a necessidade da administração pública de desenvolver soluções rápidas e eficientes para atender aos munícipes e à gestão interna. Assim surgiu o MobiLab, com a diretriz de integrar as políticas de trânsito e transporte e, principalmente, promover a transparência e análise dos dados produzidos pelos serviços, gerando novas soluções para uso da administração pública e para a sociedade, na melhoria da mobilidade urbana.

Nossa essência

Construído com o objetivo de melhorar a mobilidade na cidade, o MobiLab é uma saída ao modelo passivo de consumo de tecnologia e uma maneira de introduzir a criatividade, customização e agilidade típicas de empresas startups no setor público.
A execução da proposta inovadora do MobiLab se dá por meio de políticas públicas baseadas em evidências e pela produção de soluções tecnológicas.

Premiações

Sustainable Transport Award 2015

O STA é uma realização do ITDP – Institute for Transportation and Development Policy em parceria com o Comitê Diretor do Sustainable Transport Award, concebido desde 2005. São Paulo conquistou o prêmio pelos investimentos em transporte coletivo e não motorizado, como faixas exclusivas de ônibus e ciclovias, com a combinação entre investimentos e uma política de dados abertos. Assim, a grande inovação foi o MobiLab, laboratório que fomenta soluções, aplicativos e tecnologias através dos dados para vencer os desafios de mobilidade da cidade. Ele não venceu o prêmio sozinho, mas trabalha em sinergia com cada um dos bons resultados que a cidade teve ao longo do ano.

 

MobiPrize 2014

O conhecido Enterprising City/State MobiPrize, criado em 2012 pela Universidade de Michigan (USA,  premiou o MobiLab, por conta da de sua criação nos princípios de inovação, transparência e participação pública, com o objetivo de melhorar a gestão da mobilidade através da disponibilização de dados e criação de soluções participativas.

Espaço de coworking

Espaço MobiLab
O MobiLab promove a interação entre técnicos da administração pública, terceiro setor, startups e universidades, formando um ecossistema que integra e compartilha conhecimentos e experiências de diferentes organizações, com a finalidade de desenvolver soluções tecnológicas à mobilidade urbana.

Isso ocorre em um moderno espaço de 340m2 localizado no centro da capital paulista, redesenhado para atividades de coworking e de eventos, com infraestruturas física e tecnológica de ponta, que permitem inovar na forma de aprendizagem e no desenvolvimento das soluções.

Nosso Espaço de Eventos conta com capacidade para receber até 80 participantes e é flexível para quaisquer formatos, como palestras, workshops, oficinas ou rodas de conversa. Confira nossa agenda aqui.

Priorizamos realizar ou apoiar eventos de iniciativa pública ou privada quando o assunto é mobilidade urbana, tecnologia, inovação e políticas públicas. Mas se for de interesse público, aberto e relevante à sociedade, sempre será bem vindo.

O Espaço Coworking tem capacidade para receber até 60 desenvolvedores, servidores e/ou colaboradores, e funciona 24/7. É o primeiro espaço de coworking público do país.

O Espaço é reservado para os colaboradores selecionados no Concurso de Projetos, Residência MobiLab, Hospedagem MobiLab, técnicos da administração pública municipal, parceiros da academia e do terceiro setor que têm trabalhos realizados em conjunto com a Prefeitura de São Paulo/MobiLab.

Quer fazer um evento?

Mande sua proposta

 

Agenda

Acompanhe nossa agenda de eventos

 

Equipe

Branca Mandetta

Branca Mandetta

Cofundadora

Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo. Especialista com mais de 30 anos de experiência no setor público, nas áreas de planejamento de transportes e tecnologia da informação. Atuou no Metrô, CET, SPTrans e na Secretaria de Transportes Metropolitanos de São Paulo

Daniela Coimbra Swiatek

Daniela Coimbra Swiatek

Cofundadora

Doutora pela Universidade de Economia de Viena, mestre em Administração Pública pela FGV, pesquisadora nas universidades de Harvard, Newcastle (UK) e na Academia de Ciências da Polônia, trabalhou no Brasil em governos municipal, estadual e federal e para a União Europeia em projetos internacionais de pesquisa.

Rafael Tartaroti

Rafael Tartaroti

Cofundador

Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV, especialista em Administração Pública pelo TCMSP e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela USP. Antes de se especializar no tema de mobilidade urbana, ganhou o prêmio nacional de Boas Práticas de Gestão 2012, durante sua atuação na gestão do programa Bolsa Família na Prefeitura de São Paulo.

Contatos e redes sociais

E-mail

mobilab@prefeitura.sp.gov.br

Telefone

+55 11 3115 5144 r. 381

Endereço

Rua Boa Vista, 136 (mezanino) – Centro, São Paulo/SP

MobiLab

Fundadores do MobiLab

Ciro Biderman

Professor Doutor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pesquisador associado do Departamento de Planejamento Urbano do Massachusetts Institute of Technology (DUSP/MIT).

Daniela Coimbra Swiatek

Doutora pela Universidade de Economia de Viena e mestre em Administração Pública pela FGV.

Renato Affonso

Engenheiro de automação e controle pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Branca Mandetta

Bacharel em Estatística pela Universidade de São Paulo.

Rafael Tartaroti

Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela USP.